Ganhe o que quiser

100

 

Ando meio preocupado com os custos de serviços e produtos. É certo que a nossa sociedade econômica veio elevando os preços a ​fim de obter maior lucro durante algum tempo, porém, juntamente com esse movimento ascendente, os custos de toda a cadeia acompanharam essa elevação; um exemplo disso é o transporte, a alimentação e alguns custos fixos como água, luz, etc.

Entendo que alguns preços elevados deveriam servir como inibidores da inflação, ou seja, uma vez caros, somos obrigados a economizar, mas não é isso que acontece na prática. Quanto mais se elevam os impostos e os custos das oligarquias, mais as empresas são obrigadas a repassar esses aumentos para os consumidores.

Diante desse quadro, percebo uma realidade que se aproxima muito rápido: logo a sociedade click here perderá seu poder de compra. As empresas, na tentativa infinita de baixar seus custos, serão obrigadas a demitir seus colaboradores, e estes, uma vez sem emprego, não consumirão, dando início a um ciclo vicioso, pois, se não houver consumidor para seus produtos, as empresas não terão por que crescer e empregar. Daí, novamente, uma carga maior de impostos assolará o mercado, na intenção de custear a máquina pública.

Enfim, custo baixo gera valor baixo e, seguindo esta regra, o mercado passa a oferecer produtos de qualidade questionável, provocando mais inibição de consumo. Esse fenômeno acontece em todos os setores da indústria, seja em produtos ou serviços, atingindo toda a sociedade. É uma questão de tempo para que a economia não seja mais sustentável. Façam as contas!

 Marco Fraga – C&M Propaganda