06 de fevereiro de 2015.

bob

 

Há 70 anos, em Saint Ann, interior da Jamaica, nascia Robert Nesta Marley. Cantor e compositor responsável pela difusão do reggae no mundo.

As músicas e a história dele, a maioria das pessoas já sabem. O que poucos sabem é que, a publicidade e a propaganda estiveram mais presentes na vida e carreira dele do que se pode imaginar.

 

Bob, como foi apelidado futuramente, já era apaixonado por música desde pequeno e costumava ouvir R&B através de um mini rádio transistorizado. Entretanto, o sinal era horrível e, na maioria das vezes, a alternativa eram os Sound Systems.

 

Os Sound Systems eram uma espécie de balada ao ar livre. Numa década de 50, extremamente miserável, empreendedores das favelas de Kingston, que tinham alguma economia armazenada, investiam em furgões com aparelhagem e colocavam os jovens para dançar ao som de R&B.

Nada disso era por bondade, mas um simples modo de ganhar dinheiro reunindo muita gente e vendendo comida e bebidas alcoólicas. Iniciavam-se as AÇÕES PROMOCIONAIS na Jamaica.

 

Todavia, no início dos anos 60, o R&B começou a decair nos EUA, e se tornou difícil encontrar discos para compra. Logo, os donos dos Sound Systems tiveram de se adaptar ao mercado.

A alternativa foi investir em bandas locais. Surgiam assim os primeiros produtores, tais como Coxsone Dodd e Leslie Kong.

 

Em 1962, a Jamaica deixa de ser uma colônia britânica. Em paralelo à isso, vem surgindo um novo estilo musical, o SKA. Estilo esse, que tinha em sua base a música jamaicana, com influência do R&B e das Big Bands.

Logo, como era necessário algo que levantasse a moral do povo, agora independente, nada melhor que o lazer fosse algo da sua própria terra. A publicidade através do orgulho.

 

Já na segunda metade dos anos 60, após se casar e passar alguns meses morando nos Estados Unidos, Marley retorna à Jamaica e, com a difusão do movimento rastafári, ele e os demais integrantes da “Wailling Wailers”, banda que haviam formado em 63 com um nome e público alvo definidos (wail = lamentar, composições voltadas para os “rude boys, ou seja, os delinquentes do gueto), sem medo de perder a identidade, alteram o nome da banda click here para “The Wailers”.

 

No início dos anos 70, os Wailers foram à Europa para gravar a trilha sonora de um filme sueco. Entretanto, não deu certo. O filme e a trilha foram um fracasso.

Se viram sem dinheiro na Europa e, mais uma vez, o espírito empreendedor de Bob o levou a procura de Chris Blackwell, dono da Island Records.

Chris, produtor e publicitário nato, conhecendo a fama da banda, aceitou financiá-los e, após alguns meses, o primeiro álbum estava pronto.

 

Marley até sabia fazer música, porém Chris sabia vendê-la, e como não teriam mais que vender para a Jamaica, mas para Europa e Estados Unidos, foram incluídos algumas guitarras e teclados ingleses.

Bob ficou famoso. Tanto na Europa, como nos Estados Unidos. Já na Jamaica, se tornou um mito, fato este, devido às suas músicas que pregavam os conceitos do Rastafári e, a morte do imperador etíope Haile Selassie, considerado pelos rastas como a representação de Deus na Terra.

 

Em 1976, Marley se dirige à Jamaica para um show em prol da paz, visto que o país passava por uma guerra civil. Entretanto, por motivos políticos, dois dias antes do show, a casa de Bob foi invadida por opositores e Bob levou um tiro de raspão na cabeça. Mesmo assim, Marley compareceu ao show e, quando questionado sobre o comparecimento, respondeu: “As pessoas que estão a tentar destruir o mundo não tiram um dia de folga. Como posso eu tirar, se estou a fazer o bem?”. Surge o primeiro SLOGAN de Bob.

 

Infelizmente, no auge de sua fama, Bob é diagnosticado com Melanoma Maligno, fruto de uma infecção no pé. Quando os médicos aconselharam a amputar o dedo, que havia infeccionado numa partida de futebol, Bob recusou. Afinal, era um dos maiores publicitários da filosofia rasta, como poderia profanar seu corpo, considerado templo do ensinamento rasta?

Em maio de 1981, faleceu. Porém, continuou sua publicidade de forma póstuma, com o lançamento de “Buffalo Soldier” e “ron Lion Zion”.

 

A C&M deseja feliz aniversário ao homem que influenciou milhões pelo mundo todo, incluindo cantores como Eric Clapton, Paul McCartney e Mick Jagger. Parabéns Bob. Cantor, guitarrista, compositor e, como a maioria dos homens de visão, publicitário.

 

Abiezer Lopes  – C&M Propaganda